quinta-feira, 7 de abril de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE

Olá pessoal,

Tive oportunidade de ler um artigo de extrema relevância para reflexão nos espaços universitários da autora “Adna Cândido de Paula”, cujo tema é “Os estudos interdisciplinares e as políticas acadêmicas”.
Até então não tinha me dado conta da importância de serem realizadas discussões acerca do tema “interdisciplinaridade”.
Para esclarecer, a autora relata que interdisciplinaridade supõe um diálogo e uma troca de conhecimento, de análises, de métodos entre duas ou mais disciplinas. Ou seja, a interdisciplinaridade implica em interações e um conhecimento mútuo entre vários especialistas.
Ela cita como exemplo o curso de letras, que de acordo com o projeto REUNI (Reestruturação e expansão das universidades federais – Programa Governamental instituído pelo decreto nº. 6.096, de 24 de abril de 2004) em seu eixo central, este visa dialogar a disciplina de letras com outras disciplinas, tais como: filosofia, sociologia, psicologia, economia, política, história, geografia, direito, etc. Assim sendo, o REUNI tem por objetivo capacitar os alunos com uma formação geral e humanística, com o domínio de um saber que permita ao futuro profissional a inserção no mercado de trabalho.
Por fim a importância do texto se deve pela percepção de que a interdisciplinaridade proporcionará diversidade de opiniões, prática dialética assegurando e demonstrando que a verdade é plural e que ela quebra paradigmas e se apresenta como caminho ideal para a prática das relações entre os saberes nas pesquisas acadêmicas. 
Referências: “Os estudos interdisciplinares e as políticas acadêmicas”. (PAULA, Adna Cândido de).  


Wéllia Pimentel Santos 

Um comentário: